O bacana desse tipo de encontro é fomentar a leitura e discutir ideias e opiniões diferentes sobre o mesmo livro. Cada leitor pensa de um jeito e tem uma bagagem. Com isso, esse tipo de encontro traz bastante diversidade e criatividade.
A convite da LC - agência de comunicação especializada em divulgação de livros e autores -, participei da leitura coletiva do livro Lenda das Pedras, do escritor Edson Freitas de Araújo. Você consegue adquirir o livro aqui.
O debate sobre o livro teve 3 encontros: 2 por whatsapp e 1 por chamada de vídeo com o autor.
SINOPSE DO LIVRO
Lenda das Pedras é uma estória que expõe a relação de alienação parental e suas consequências, tendo por base a vida de um homem atormentado, que segue em busca de sua identidade. Tudo se deu quando maduro e maltratado pela vida, ele mergulhou nas lembranças de infância, em busca de amenizar suas dores. Lá se viu, diante de sua mãe, numa noite de lua estonteante, e que lhe contava a origem de duas serras: Copioba e Aporá. Esta estória, que perpassa por toda narrativa do romance, vinculou boa parte das decisões tomadas pela personagem principal às mensagens subliminares contidas na lenda. A obra possui uma fragmentação temporal, misturando passado, presente e futuro, com força marcante no confronto entre o real e o imaginário. Mergulhe, e veja você mesmo, pois são elas, as águas negras e calmas do rio Paraguaçu, que lhe fazem esse convite. Que lhes dão as boas-vindas. E as pedras lá estão, na amplidão do recôncavo, inertes, caladas, sem mais nada revelar.
Quando eu era criança e escolhia livro, o que mais me encantava era descobrir novas palavras e expressões. Isso me acompanha até hoje. Adoro livro que ensina e apresenta desafios. Se você está buscando isso no momento, vai ter uma grata surpresa com Lenda das Pedras porque a linguagem é poética e repleta de cenas que aguçam a imaginação. Outro ponto positivo para o livro é que a leitura exige pausas. É positivo porque segura a nossa atenção. É aquele tipo de leitura que faz a gente marcar diversas páginas. A forma como o autor brinca com o imaginário e faz analogias para falar sobre memórias e sentimentos também merece aplausos. É um livro excelente para quem gosta de aprender sobre temas diferentes.
Clubes de Leitura são ótimos mesmo. Acho que além de compartilhar os entendimentos sobre o livro, quando o livro é de literatura brasileira contemporânea, a troca com os autores é sempre tão incrível!
ResponderExcluirNão conhecia esse autor e achei ótimo ver um pouco dele por aqui.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa